TÓPICOS ESPECIAIS EM EMPREENDEDORISMO


O Empreendedorismo feminino vem passando por transformações, não apenas em nosso país, como por todo o mundo. A cada ano, a presença feminina em diversos setores ganha mais atenção, devido às mudanças que promove não só na economia, como na lógica da sociedade ao qual estamos inseridos. Segundo o Relatório Especial sobre Empreendedorismo Feminino no Brasil, pesquisa elaborada pelo Sebrae que analisou o perfil das empreendedoras no Brasil – nosso país teve a 7ª maior proporção de mulheres à frente do seu próprio negócio. Pois é, um número bem expressivo. Principalmente se considerarmos as grandes áreas de atuação que as mulheres estão mais ativas, pois são faixas de mercado rentáveis e que movimenta constantemente nossa economia.   Disponível em: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pb/artigos/os-desafios-do-empreendedorismo-feminino   Sobre essa temática analise o infográfico e julgue as afirmações em (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.      Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/o-cenario-do-empreendedorismo-feminino-no-brasil/   (___) As mulheres têm aumentado sua representatividade e inovado nas formas de trabalho. Com elas, surgem também novos desafios e oportunidades para serem exploradas nos negócios. (___) Na mesma medida em que as empreendedoras contribuem para o desenvolvimento do país, elas também investem na educação de suas famílias e, assim, possibilitam o crescimento de mais pessoas. (___) O empreendedorismo feminino não possui desempenho expressivo em termos numéricos haja vista o preconceito social gerado sobre elas e falta de espaço no mercado de trabalho. (___) Conforme os dados apresentados, vimos que mulheres precisam conciliar todas suas responsabilidades da vida pessoal com a profissional. Muitas empreendedoras são conscientes do seu papel econômico, mas uma faixa considerável ainda é responsável pela administração da casa e educação dos filhos. (___) A discriminação no ambiente de trabalho e a diferença de oportunidades em relação aos homens são desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da história. Porém, essa questão é algo que já vem sendo discutida ao longo dos anos e podemos enxergar mudanças consideráveis conforme as informações apresentadas.   Assinale a sequência correta:

V-V-F-F-V
V-F-V-F-V
V-V-F-V-V
F-F-V-F-V
F-V-F-V-F
Nos últimos anos, ganharam força, nas literaturas internacional e nacional, investigações acerca dos motivos que levam os indivíduos à atividade empreendedora. Nessa perspectiva, destacam-se o empreendedor por necessidade e por oportunidade conforme definição abaixo:      Sobre essa temática analise as afirmações a seguir:   I - Embora possuam perfis distintos, encontramos nos dois tipos a mesma vontade de se tornar dono do próprio negócio e vencer os obstáculos do universo corporativo. II - O que vale para ambos os casos é planejamento estratégico, estudo de mercado e confiança para que o projeto seja um grande sucesso. O planejamento estratégico é importante para que a ideia ganhe forma de modo estruturado. III - Seja por oportunidade ou por necessidade, o fato é que empreender requer investimentos em conhecimento. Afinal, gerenciar um negócio é lidar com um sistema inteiro de questões. Finanças, marketing, estratégias de vendas, gestão de pessoas, entre outras coisas.   Assinale a alternativa correta:  

Nenhuma afirmação está correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.

“Por muito tempo, o mundo dos negócios foi dominado pelos homens. Enquanto a sociedade esperava que as mulheres ficassem em casa cuidando dos filhos e do marido, eles tinham passe livre — privilégios e suporte feminino — para empreender. Mulheres empreendedoras simplesmente não existiam em nossa sociedade”.

Disponível em: https://blog.gs1br.org/inspire-se-na-historia-de-5-mulheres-empreendedoras-de-sucesso/

 

Com base nessa informação e nos conteúdos estudados até o momento analise as afirmações a seguir:

 

I - Felizmente esse jogo virou. Cada vez mais figuras femininas têm ganhado destaque quando o assunto é business. São mulheres empreendedoras, de histórias inspiradoras, que batalharam e ainda batalham para transformar seus sonhos em negócios rentáveis e bem-sucedidos.

II - Zica Assis, Isabella Delorenzo, Luiza Trajano e Cristina Junqueira que trilharam caminhos marcados pelo trabalho árduo e pela busca por conhecimento, são exemplos para outras mulheres pois suas trajetórias estão cheias de ensinamentos valiosos.

III - Independentemente do gênero, empreender sempre exigirá muita dedicação, disciplina e entendimento aprofundado do negócio. Embora as mulheres esbarrem mais facilmente no preconceito imposto pela sociedade, dar início a um empreendimento requer orientação e auxílio de diversos parceiros complementares.

IV - A mulher, ao se emancipar e demonstrar capacidade de empreender, mostrou ao mundo que tem força, intelecto, talento e disposição suficientes para gerir um negócio bem-sucedido. É o começo de um novo conceito de empreendedorismo mundo afora.

 

Assinale a alternativa correta:


Apenas as afirmações II e III estão corretas.


Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.


Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.


Todas as afirmações estão corretas.


Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.

Leia os cartazes a seguir:

 

Sobre essas afirmações, marque a alternativa correta:

 


Todos os cartazes possuem informações corretas sobre o empreendedorismo.


Os cartazes 2,5,6 e 7 possuem informações corretas sobre o empreendedorismo.


Apenas os cartazes 1,4,5 e 7 possuem informações equivocadas sobre o empreendedorismo.


Todos os cartazes possuem informações equivocadas sobre o empreendedorismo.


Os cartazes 1,2,5 e 7 possuem informações corretas sobre o empreendedorismo.

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. De acordo com o estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2017, produzido em parceria com o Sebrae, 36 em cada 100 brasileiros adultos são empreendedores. E o potencial é ainda maior: 84% das pessoas têm uma atitude favorável ao empreendedorismo e 59% se imaginam abrindo o próprio negócio. Esses dados fazem parte da pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER).

Mas esse otimismo nem sempre dá certo. Conforme pesquisa de 2016 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 23,4% dos negócios sobrevivem depois de dois anos de funcionamento.

Com base nos estudos realizados até o momento analise as afirmações a seguir:

 

I - Montar uma empresa com baixo investimento é difícil. Mas isso não impede que muitos brasileiros tirem suas ideias do papel e encarem esse desafio.

II - Uma das principais causas de fechamento prematura de empresas novas é a falta de planejamento e conhecimento sobre gestão.

III - Empreender requer busca por conhecimento sobre a área envolvida.

 

Assinale a alternativa correta.


Apenas a afirmação I está correta.


Apenas as afirmações I e III estão corretas.


Apenas as afirmações I e II estão corretas.


Apenas as afirmações II e III estão corretas.

 


Todas as afirmações estão corretas.

Muito provavelmente você já viu, ouviu e, até, comprou algum produto da marca Natura. A empresa de cosméticos brasileira foi fundada por Antônio Luiz da Cunha Seabra. Atualmente, o empresário, investidor e empreendedor é membro do Conselho da organização a qual fundou. Com sua fortuna estima em US$ 1,3 bilhão, faz parte da lista de Bilionários 2019 da renomada revista Forbes. Veja um pouco dessa história:

 

O bilionário começou a trabalhar aos 15 anos de idade. Era calculista de custo indireto na Gráfica Siqueira, empresa na qual trabalhava seu pai. Depois recebeu uma proposta para trabalhar como trainee no departamento pessoal da Remington. Aos 19 anos já era chefe e, aos 21, superintendente.

Apesar de trabalhar no setor administrativo do laboratório, Luiz passou a se interessar por fórmulas e combinações que resultavam em novos produtos. E, depois de oito anos de trabalho na Remington, Seabra decidiu sair da empresa para gerenciar um pequeno laboratório de cosméticos em São Paulo, durante três anos. Logo em seguida ingressou na indústria de cosméticos.

Mas só aceitou a proposta de sociedade com a condição de que aquele pequeno laboratório se transformasse em uma empresa de verdade. Aos 27 anos, mais precisamente no dia 28 de agosto de 1969, fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda, em sociedade com Jean Pierre Berjeaout. Poucos meses depois, a empresa viria a se chamar Natura, por causa da participação de ativos vegetais na composição de seus produtos.

Luiz é um grande líder e empreendedor movido por duas paixões: os cosméticos e seus clientes. Com humanismo e criatividade ele fez da Natura a maior empresa cosmética do Brasil.

Um exemplo de líder que ousou ir além e conseguiu transformar todo o seu sonho em realidade. Segundo a Merco, empresa de pesquisa europeia, Antônio Luiz Seabra está entre os 100 líderes com a melhor reputação no país.

 

Com base nessa história inspiradora, analise as afirmações a seguir apoiando-se nas teorias estudadas até o momento sobre o empreendedorismo.

 

I - Empreender não tem idade.

II - Empreender custa caro e é para poucos.

III - Empreender sempre requer uma sociedade.

IV - Empreender requer liderança.  

 

Assinale a alternativa correta.


Apenas as informações II, III e IV estão corretas.


Apenas as informações I, III e IV estão corretas.


Apenas as informações I, II e IV estão corretas.


Apenas as informações I e IV estão corretas.


As informações I, II, III e IV estão corretas.

Para resolver a questão, leia a história a seguir:

Com base nessa história analise as afirmações a seguir:  

 

I - O empreendedorismo é uma atividade exclusiva para jovens pois requer disposição e tempo para dedicar-se.

II - Empresas de sucesso são oriundas de grandes investimentos e requer apoio financeiro com capital externo.

III - O sucesso de um negócio é condicionado à capacidade do empreendedor de identificar oportunidades e trabalhar arduamente para satisfazer seus clientes com qualidade e pontualidade.

 

Assinale a alternativa correta:


Apenas a afirmação I está correta.


Apenas a afirmação II está correta.


Apenas as afirmações I e III estão corretas.


Apenas as afirmações II e III estão corretas.

 


Apenas a afirmação III está correta.

Os negócios de impacto social buscam impacto sócio ambiental positivo gerado através do próprio core business do empreendimento, ou seja, a atividade principal deve beneficiar diretamente pessoas com faixa de renda mais baixas, as chamadas classes C, D e E, que de acordo com o IBGE, em 2010, correspondem a 168 milhões de pessoas. Portanto, viabilidade econômica e preocupação social e ambiental possuem a mesma importância e fazem parte do mesmo plano de negócios.

Na prática, se configuram como uma organização de várias naturezas jurídicas que opera como negócio, orientando-se pela lei da oferta e demanda e dedicando-se a conhecer seu público, oportunidades e riscos, e utilizando mecanismos de mercado para atingir seus propósitos sociais.

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-sao-negocios-de-impacto-social,1f4d9e5d32055410VgnVCM1000003b74010aRCRD

 

Sobre esse tipo de negócio, marque a alternativa que melhor resume os principais elementos constitutivos do empreendedorismo social.


Intencionalidade pessoal; Relação com a realidade local; Lucratividade.


Relação com a realidade local; Compromisso com o desenvolvimento do território; Empoderamento pessoal.


Empoderamento pessoal; Compromisso com o desenvolvimento do território; Preservação do meio ambiente.


Lucratividade; Intencionalidade; Empoderamento pessoal.


Intencionalidade; Relação com a realidade local; Compromisso com o desenvolvimento do território.

O Brasil tem 17 milhões de pequenos negócios, que representam 99% do total de empresas do país, 52% dos postos de trabalho e contabilizam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Dentro deste universo, houve crescimento, nos últimos dez anos, do número de negócios de impacto no Brasil e no mundo.

Levantamento do Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) identificou mais de 800 negócios de impacto social em todo o país. Boa parte dos novos negócios que prestam serviços sociais e geram desenvolvimento econômico é startups.

Este tipo de negócio tem movimentado cerca de US$ 60 bilhões em nível global e registrado aumento aproximado de 7% ao ano, segundo levantamento da Ande Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs), uma rede de empreendedores de países em desenvolvimento.

Ainda de acordo com a entidade, em outra pesquisa feita com a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), foram alocados US$ 1,3 bilhão em investimentos de impacto na América Latina em 2014 e 2015. O Brasil foi o segundo maior mercado da região.

Com base na pesquisa realizada é possível afirmar que:


No Brasil, 99% das empresas de pequeno porte exercem negócios de impacto social.


Há, no Brasil, 800 negócios de impacto social responsáveis por US$ 1,3 bilhão em investimentos em 2014 e 2015.


Os negócios de impacto social, no Brasil, são responsáveis por 52% dos postos de trabalho e contabilizam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.


O Brasil foi o segundo colocado no ranking dos países que investiram 1,3 bilhão em investimentos de impacto no mundo em 2014 e 2015.


Dos 17 milhões de pequenos negócios existentes no Brasil, o levantamento do Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) identificou mais de 800 negócios de impacto social em todo o país.

Analise o caso a seguir:

Um empreendedor individual de baixa renda, morador de uma comunidade carente no Rio de Janeiro, mediante consultoria e assessoria do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) abriu seu próprio negócio como meio de geração de trabalho e renda. Inicialmente tratava-se de uma casa de empadas com a disponibilidade para produção de 200 unidades por dia separadas em 4 sabores e confeccionadas por 2 funcionárias que trabalhavam 44 horas por semana.

Em um intervalo menor que 2 anos, o estabelecimento se transformou em uma fábrica de salgados congelados fornecendo mais de 5.000 unidades por dia com 24 sabores diferentes. Atualmente este empreendedor emprega 42 pessoas em regime de trabalho integral e está prestes a inaugurar a segunda unidade no bairro vizinho.

Levando em conta os conhecimentos construídos ao longo desse curso, marque a alternativa correta:


Esse caso pode ser considerado um negócio de impacto social pelo fato da alta lucratividade em um curto período de tempo. 


Esse caso não pode ser considerado um negócio de impacto social pelo fato de não causar transformação econômica e social na comunidade participante. 


Esse caso não pode ser considerado um negócio de impacto social pelo fato de não ter recebido incentivos de empresas maiores ligadas ao terceiro setor.  


Esse caso pode ser considerado um negócio de impacto social mesmo que o empreendedor não esteja diretamente dedicado a transformar a vida e a realidade de um grupo de pessoas.


Esse caso pode ser considerado um negócio de impacto social apenas pelo fato do empreendedor ser de baixa renda e estar inserido em uma comunidade carente.

Páginas: 12345